ESTE É UM BLOG INTERDENOMINACIONAL SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS DO MEIO EVANGÉLICO, QUE NÃO TEM A INTENÇÃO DE OFENDER OU DENEGRIR QUAISQUER PESSOAS OU DENOMINAÇÕES E SIM, PROMOVER E PREGAR O FIEL E VERDADEIRO EVANGELHO ENSINADO NA BÍBLIA SAGRADA ( 2 Pe 3:18)

segunda-feira, 19 de março de 2012

HOMILÉTICA : Elementos da Pregação

Alguns pontos importantes na Homilética:


1) ASSUNTO - É necessário ter conhecimento do que se está falando. O conhecimento inspira CONFIANÇA dos ouvintes. O pregador necessita ser um ESTUDIOSO DA PALAVRA e BOM PESQUISADOR. Estude versões de Bíblias diferentes (Almeida, Thompson, Linguagem de Hoje, Estudo Pentecostal), veja o contexto, aprenda, pesquise sempre.


2) PALAVRAS - É preciso ser um grande amigo da gramática e ter sempre em mãos um bom dicionário, para conhecer o significado das palavras na oração, verificar a ortografia e as pessoas da oração.
                            O pregador precisa vibrar de emoção com a mensagem que prega, vivenciar a palavra que enuncia, não ficar estático durante suas palavras, sabendo dar ênfase às palavras chaves de seu sermão, tendo sempre em mente, que as palavras são oriundas do poder do Espírito Santo.


3) TEXTO - É o versículo, frase, capítulo, ou apenas uma palavra que o pregador toma por tema para sermão. O texto precisa originar-se da leitura ou citação de um texto fiel da Bíblia.
- O texto bíblico dá autoridade à pregação.
- O texto desperta interesse nos crentes e nos ouvintes em conhecer o assunto iniciado.
- O texto deve ser conhecido para que seus ouvintes acompanhem o desenvolvimento da mensagem.


LEMBRE-SE SEMPRE MEUS AMADOS:  Um TEXTO, sem CONTEXTO, vira PRETEXTO... e quase sempre para HERESIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...